Memorial Missioneiro Chrisanto Neranda é inaugurado em São Luiz Gonzaga

São Luiz Gonzaga inaugurou na quarta-feira (21), um novo local destinado à preservação da história do município e das Missões. Com a participação de autoridades, estudiosos da história e comunidade, ocorreu a inauguração do Memorial Missioneiro Chrisanto Neranda e da réplica da Missão de San Luis.

Entre as autoridades presentes, o prefeito de São Luiz Gonzaga, Sidney Brondani; o presidente da Associação dos Municípios das Missões (AMM) e prefeito de Pirapó, Auri Kochhann; o diretor do DETUR – AMM e prefeito de Vitória das Missões, Cornélio Grimm; o prefeito de São Miguel das Missões, José Roberto; o representante do senador Luis Carlos Heinze (Progressistas), Edemar Schonwald; o vice-prefeito, Piti Werle; o vice-presidente do Instituto Histórico e Geográfico (IHGSLG), Lauro Machado de Oliveira; a presidente da Câmara de Vereadores, Rose Grings; e a representante de Gobernador Virasoro, na Argentina, Juana Celia Cabral.

Na ocasião, o associado do IHGSLG, Enderson Rocha de Morais, realizou a leitura do pronunciamento da presidente do instituto, a professora Anna Olívia do Nascimento, a qual não pode participar da solenidade. A titular do IHSLG ressaltou a história da instituição (fundada em 1984), a trajetória para a construção do memorial, o apoio para a execução da obra e a vida do homenageado, Chrisanto Neranda. Anna Olívia também agradeceu o apoio recebido da Administração Municipal; do prefeito Sidney Brondani; do senador Luis Carlos Heinze; da vereadora Rose Grings e dos associados do instituto para a execução do projeto.

O prefeito Sidney Brondani comentou sobre a importância do novo espaço. “Inaugurando o memorial e a maquete de San Luis, estamos demonstrando para nós mesmo e para a região, que temos uma identidade a ser preservada. O que estamos fazendo hoje e que os municípios da região também têm feito, é um resgate da história para que as futuras gerações não percam essa identidade. Somos uma miscelânea de culturas que precisa ser preservada. No momento em que uma sociedade perde a sua identidade, ela se destrói. Por isso, projetos e ações como esse são fundamentais para a preservação das nossas raízes”.

Após o pronunciamento das autoridades e a benção do padre Cenir Luís Sturm, o Memorial Missioneiro Chrisanto Neranda e a réplica da Missão de San Luis foram, oficialmente, abertos para visitação. O espaço está localizado ao lado da sede do IHGSLG, na Rua São João, nº 1514, diagonal com a agência do INSS.

MEMORIAL MISSIONEIRO – A construção do Memorial Missioneiro Chrisanto Neranda foi uma iniciativa do IHGSLG, com o apoio da Prefeitura de São Luiz Gonzaga. Os recursos da obra são oriundos de emenda parlamentar do senador Luis Carlos Heinze (Progressistas), no valor de R$ 222.857,14, e contrapartida do município, de R$ 7.142,86, totalizando um investimento de R$ 230 mil.

Já a confecção da maquete foi realizada pelo escultor são-luizense Vinícius Ribeiro, o qual foi vencedor de um edital concurso. A réplica foi feita de forma artesanal (com peças confeccionadas à mão) e atenção especial aos detalhes das estruturas. Com 30m², a réplica da Redução de San Luis é a maior maquete de uma redução dos 30 Povos. Os recursos investidos na obra são oriundos da prefeitura, por meio da Secretaria de Turismo e Cultura, totalizando um investimento de R$ 35 mil (sem os descontos de encargos tributários).

Larissa Dorneles / Assessoria de Imprensa da Prefeitura de São Luiz Gonzaga com informações do IHGSLG